-
Arquitetos: GLH Architects
- Área: 400 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Damien Huyberechts
-
Fabricantes: ABE, Battery center Potchestroom, Kaytech, Preplan, Staalbeer, Tass Engineering, Vaalplass, Water Brother, York Timber
Descrição enviada pela equipe de projeto. A pousada foi projetada para se mesclar e desaparecer na natureza circundante. A parte inferior da colina foi levemente levantada para que a casa deslize por debaixo dela. A construção promoveu uma combinação única de técnicas tradicionais de construção vernacular, aliadas a um design minimalista contemporâneo. Com vista para as planícies, as paisagens panorâmicas obscurecem os limites entre o interior, e a natureza do entorno, permitindo uma experiência única de vida no campo. O clima na região de Free State, com sua grande variação térmica diária de 20 graus, possibilitou a utilização do princípio da massa térmica, em vez do sistema de ar condicionado mecânico. A massa térmica nivela as temperaturas ao longo do ano, através de espessas paredes de pedra, de terra (terra batida, adobe e sacos de areia), e o telhado verde.
Outras inovações e características exclusivas do projeto incluem, uma construção quase sem cimento, um sistema de persianas que regulam o calor, pisos com retalhos em granito reciclado, uma cúpula subterrânea, piscinas naturais, estação de tratamento de águas residuais, aquecimento solar de água e produção elétrica fotovoltaica, pintura sueca caseira, piso laminado, e gesso de terra e palha. O resultado é uma casa única que respira a natureza e se mistura a ela. O objetivo era repensar o conceito de casa / alojamento, retomando o uso de técnicas vernaculares de construção, que respeitam o meio ambiente e as reinterpretam de maneira contemporânea. Muitas dessas técnicas, com o tempo, foram perdidas para soluções construtivas mais rápidas, baseadas em cimento.
A principal inovação foi a combinação de grandes planos de vidros com persianas de proteção, e paredes, pisos e teto com massa térmica espessa. O uso de materiais primários, crus, proporciona uma sensação calorosa para a casa, e reconecta seus ocupantes à natureza, e aos elementos essenciais da vida. A Pousada Ecológica Witklipfontein tem como objetivo incorporar a sustentabilidade moderna, aplicando um design simples através de técnicas de construção esquecidas, tornando-se um projeto de vitrine no campo da construção sustentável. A casa desaparece, e está em total harmonia com a natureza, a fauna e a flora circundantes. Inovação em grande quantidade, exibida para difundir os fortes princípios sustentáveis.